sábado, 11 de junho de 2022

UM DIA HISTÓRICO.

 11 de Junho de 2022, sábado, 17:03. Tenho hoje 40 anos de idade. Ainda moro com meus pais em um belo apartamento próximo ao centro de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou formado em jornalismo há uns 13 anos e, desde a minha formatura, tentei empreender projetos em diferentes áreas, como esoterismo (atuando como tarólogo), web design e manutençao de PCs, professor de ingles, fotógrafo, cinegrafista, editor de vídeo, terapeuta holístico, jogador de poker, professor de jiu-jitsu (cursei ed. física por 1 ano e larguei), escritor (algumas obras prontas em PDF, inclusive já fui a um programa de tv local falar, ao vivo, sobre o mesmo).

Nada disso deu certo.

Logo que me formei, lembro-me de ter escrito uma carta endereçada a mim, prometendo a mim mesmo que tentaria de TUDO para seguir os meus sonhos e ser um profissional bem sucedido na minha área nos próximos 10anos. E que meu prazo seria este: aos 40 anos, já ter acumulado experiencia e conhecimentos teóricos e práticos suficientes para começar a montar o meu império. A hora finalmente chegou. 

Ironicamente, eu estou financeiramente no fundo do poço neste momento. Há ligaçoes de cobradores chegando em minha casa todos os dias de lugare diferentes. Meus cartoes de crédito estao todos estourados. Devo dinheiro a amigos. A jornada até o topo da montanha, até meu primeiro milhao, que é o tema central deste blog, será algo memorável de se tornar um livro ou até um filme. Por hora, nos basta ter este blog.

Muito do que entendo hoje sobre sucesso e desenvolvimento pessoal, aprendi das telas do cinema e de centenas de livros que estudei. A faculdade nao me ensinou nada, so me deixou mais burro e tolheu minha criatividade e talentos natos para a comunicaçao e as artes que tinha quando passei no vestibular, em janeiro do ano de 2000, aos 18 anos. Aqui temos um bom ponto de partida. Na minha situaçao financeira atual, muitos se desesperariam. Ou considerariam entrar para algum negócio ilítico onde encontraria "dinheiro fácil". Eu te digo uma coisa, e aqui fica a primeira liçao: se voce está suando e sofrendo para conseguir fazer dinheiro, se odeia seu emprego e sua rotina atuais, apesar de ter uma conta bancária gorda, sinto em lhe informar: voce nao é um trabalhador, voce é apenas mais um escravo. 

O que existe sob a face da Terra, que fortuna de nenhum Bill Gates e Donald Trumph somados podem comprar? Tempo. Todo o resto pode ser comprado, ou mais facilmente adquirido tendo-se dinheiro: saúde, beleza, amizades, sexo, amor. Sim, meus amigos, sem dinheiro, nao é possîvel haver amor. Nenhum casal pode se dar ao luxo de apreciar uma obra poética de shakespeare, se este casal esitver preocupado com as contas para pagar, com o sustento dos filhos, com uma dispensa vazia. 

E a morte? Verdade que o dinheiro nao poderá trazer a vida de volta. Eu te proponho considerar algumas outras perspectivas sobre isso: o dinheiro nao só nao pode evitar a sua morte, como pode até acelerar o processo. Se voce for rico e empregar todo o seu dinheiro para consumir todo tipo de álcool e tabaco que desejar, para comer como um glutao e viver sentado em uma cadeira a beira mar tomando seu copo de uísque, sem "ter preocupaçoes", voce estará cavando a sua própria cova. quando digo que o dinheiro pode comprar saúde, digo no sentido dele te dar condiçoes de ter os melhores médicos, tratamentos de saúde, remédios, e tudo o mais que a medicina moderna tem a oferecer para solucionar o seu caso. Mas, uma vez que voce morra, nao tem como "comprar" sua vida de volta. O que fazer, entao? Viver uma vida plena, a partir de hoje, de agora.  Diz o ditado que "é melhor 1 dia de leao do que 100 dias como carneiro", e acredito que isso seja bem verdade. Voce nao vai querer chegar daqui a 30, 40, 50 anos, olhar para trás e ver todas as oportunidades que deixou escapar. Tudo aqulo que voce sempre sonhou fazer mas nao fez porque se preocupou com o que os outros pensariam de voce. 

Agora, uma segunda liçao bastante importante, que reflete os conceitos de mindfullness (atençao plena), que encontrei em um livro de budismo há muiots anos. O livro tem 500 páginas, com muitas passagens importantes. Eu o li em medos de 2008, mas uma frase ficou marcante para mim daquela obra. Era o título de um capítulo que se chamava

ENCARE TODOS OS EVENTOS COMO SE ELES FOSSEM UM SONHO.

Porque, na verdade sao. Tudo é Maya. Uma ilusao. Em outras palavras: o ontem é uma ilusao. o amanha nunca virá. Só o que existe é o Eterno Agora. Tudo, absolutamente tudo a que se propuser a fazer, esteja sempre 100% ali presente no momento, com foco, dedicaçao, disciplina. Eu me propus a escrever este primeiro capítulo do blog e isso é tudo que existe na minha vida neste momento. Nao me lembro do que estava fazendo antes de começar a escrever este blog. nao me lembro dos planos e nem sei o que irei fazer quando terminar de escrever isso. nem sei por quanto tempo ficarei escrevendo. E por que disto? porque eu estou VIVENDO o agora. porque o agora é tudo o que tenho. Amanha, neste mesmo horário, nao posso nem garantir que estarei vivo. que dirá garantir que terei condiçao de voltar a escrever novamente. Tudo que for importante, faça. E faça por completo. Faça até sentir que deu tudo de si. 

Evidente que é importante pensar também a longo prazo. odeio admitir isso. Como alguem pode planejar o que irá fazer daqui ha 10 anos, sendo que nem pode ter a mínima certeza de que amanhecerá vivo amanha? - Este é um conceito tirado do budismo. Parece mórbido, mas é a pura realidade: NAO EXISTE AMANHA. o que for importante, digo e repito, FACA. Sem exitar, sem desculpas. Foque no seu objetivo, seu sonho, sua meta. Parta de onde estiver, da forma que puder, e de o melhor de si. Se voce dá ao menos um passo a frente, ja avançou do lugar onde estava antes. A maior das catedrais foi construída a partir do primeiro tijolo colocado. Portanto, nao importa quao grande seja seu sonho, COLOQUE-SE EM MOVIMENTO COMO UM TREM BALA. IMEDIATAMENTE. outra citaçao que gosto muito é: "dar um passo para trás, nem se for para tomar impulso". 


A RODA DA FORTUNA

Com 15 anos, eu tinha um relógio analógico de pulso que tinha um círculo giratório em volta, contendo desenhos de setas. Eu construí o hábito de, todos os dias, verificar onde a setinha se posicionava. Vamos começar de um ponto neutro. Voce está em equilíbrio. Mas isto nao irá durar infinitamente. Mais cedo ou mais tarde, algo acontecerá, e fará com que esta roda gire para cima ou para baixo. Entao, eu saía para viver minha vida de estudante. Tirava uma nota ruim numa prova. Meu time de futebol perdia um jogo. Eu tomava um fora de alguma garota. algum parente morria. e estes eventos faziam a roda do meu relógio ir cada vez mais para baixo. mas, e quando chegava no limite, no "fundo do poço", só existia uma saída: a roda faria o moviento de ascensao. E assim de fato acontecia. eu provocava deliberadament que fatos bons acontecessem, a fim de girar a minha roda da fortuna e galgar o caminho rumo ao topo. E sempre, sempre dava certo. E isto é uma notícia bastante animadora. Agora consideremos que chegamos ao topo. Nao há mais para onde girar positivamente a roda, ou entáo entraríamos em seu decaimento. o que fazer, portanto? prolongar o máximo de tempo possivel a roda do relógio naquela posiçao. Seria o mais inteligente e sensato a se fazer. Mas a lei de Murphy é implacável: algo irá acontecer para te desestabilizar e, fatalmente, sua roda entrará novamente no ciclo direto para baixo. E assim sucessivamente. O mais peculiar disso tudo, é que nao existe somente UMA roda geral, ampla, que envolva tudo. Temos dezenas, senao centenas de rodas destas girando em nossa vida neste exato momento. Eu diria que a minha roda da fortuna das finanças está estagnada no seu nível mais baixo há alguns meses, porém há outras rodas que estao no seu auge, e perfeitamente estabilizadas. E, com a ajuda destas outras rodas que estao em harmnonia, eutiro sa forças e a vibraçao necessária para me tirar do fundo do poço. Como? 

VIBRANDO NO POSITIVO.

As condiçoes perfeitas que voce procura nunca irao existir. Voce sempre estará bem em uma área de sua vida, e em certa dificildade em outra. Em raros momentos, a roda da fortuna se alinha e tudo na sua vida parece andar bem. familia, dinheiro, relacioamentos, trabalho, saúde. Ou pior: o alinhamento pode ser totamente o oposto. Neste caso, TUDO vai mal e nada funciona. num primeiro momento , voce precisa evitar com todas as suas forças de deixar a situaçao chegar a tal ponto. Sim, eu consigo imaginar que voce esteja passando por dificuldades em alguma área da sua vida. os problemas deste mundo sao incontáveis. cada um sabe onde o sapato lhe aperta. A liçao a seguir é: foque no positivo. SEMPRE, absolutamente SEMPRE há um meio de enxergar o copo meio cheio. Sim, existem os problemas, as situaçoes que voce precisará resolver. a vida pode estar neste momento lhe colocando em xeque em alguma situaçao onde voce nao ve saída. Voce pode realmente estar com um problemao. e o que voce faz? 

VÁ PESCAR.  

      Em Karate Kid 3,  filme com Pat Morita e Ralph Macchio, clássico dos anos 80, os viloes do filme destroem a loja de bonsais do senhor miaguy. Daniel San, seu discípulo, se desespera e parte imediatamente para buscar uma soluçao, oque o coloca em tremendos apuros. Já o senhor Miaguy, detentor de uma sabedoria japonesa milenar, tomou a decisao menos provável. com o perdao da palavra, ele ligou o "foda-se" e foi pescar. No dia seguinte, de cabeça fria, ele conseguiu ter clareza mental para traçar um plano objetivo e eficaz e, com isso, solucionou o problema. 

NINGUEM RESOLVE UM PROBLEMA PENSANDO NO MESMO NÍVEL EM QUE ELE FOI CRIADO.

 Seguindo nossa história, o Senhor Miaguy viu que a coisa ficou preta e deu um dia de férias para si. Foi pescar. Fazer algo que amava, que o tranquilizava, que o fizesse voltar ao seu eixo. De nada adiantaria sentar e chorar, ou ficar se lamentando, ou pensando nas tristes consequencias. 

FOQUE NA SOLUCAO, O PROBLEMA VOCE JA TEM.

Nao perca tempo pensando em como se colocou na situaçao perigosa, nao se culpe, nao pense nas consequencias ruins. lembre-se do conceito:  o Eterno Agora. Nao importa se voce perdeu centenas de milhares de açoes há 2 horas, ou se descobriu pela manha que foi o grande vencedor da mega-sena acumulada. Voce estaria aqui, no AGORA, Eterno Agora, de todas as maneiras. A diferença seria meramente psicológica. Estando em bancarrota, falido, voce estaria com a cabeça a mil pensando em tudo de ruim que iria acontecer e baixando sua energia bem lá pra baixo. No caso do vencedor da megasena, sua mente estaria a mil, pensando em tudo de bom que voce seria capaz de fazer com todo aquele dinheiro. De uma forma ou de outra, na situaçao ruim ou benéfica, sua mente fugiria do presente e viveria uma ilusao futura. E, como a própria palavra diz, uma ilusao é apenas isto. uma ilusao, uma fantasia. um delírio. Ela te tira do momento presente. Nunca, nunca saia do momento presente. 

TUDO PODE MUDAR A QUALQUER MOMENTO. 

O que aconteceu tanto de bom ou de ruim na sua vida, seja nas últimas horas, ontem, semana passada, mes passado, pode ter um final súbito a qualquer momento. Voce deve 10 mil ao banco hoje? Amanha neste mesmo horário voce poderá ter fechado algum negócio que lhe rendeu 100 mil reais, e com isto a sua dívida vira troco de pinga. O mesmo acontece de maneira contrária: voce pode ser o ganhador da megasena hoje, mas, se nao souber empregar o dinheiro da maneira correta, poderá voltar a uma situaçao até pior do que era antes de ser um milionário. 

QUANDO O AVIAO ESTÁ EM QUEDA LIVRE, CONHECEMOS QUEM É O VERDADEIRO PILOTO.

Quanto pior for a situaçao, mais voce precisará manter o sangue frio e a mente alerta para encontrar a melhor saída. Estar em alerta nao significa estar tenso, como bem diria Bruce Lee. Com um aviao em queda livre, um piloto que mantenha a frieza e a clareza de momento, focando toda sua atençao para o Eerno Agora, buscando acessar friamente todas as suas habilidades e conhecimentos para escapar da morte, tem infinitamente mais chances de sobreviver do qeu o piloto que, na mesma situaçao, entraria em panico e ocuparia sua mente pensando nos filhos órfaos que deixou em casa ou se entregando ao desespero, sujando as calças ou fazendo oraçoes de clemencia, ao confrontar a iminente morte.

JAMAIS IMPLORE

Nao imporota quao bom voce seja, a vida é cruel para com todos. Ela nao demonstra piedade. Portanto, nunca dobre seus joehos perante alguma adversidade, buscando clemencia divina ou algo mágico cair dos céus. Quando voce se ajoelha, voce se coloca de vítima, voce tira sua própria força, e o máximo que  os outros irao fazer é pisar em voce.  Ao invés de ocupar sua mente com clemencia ou se sentir pequeno, buscando atrair a piedade e misericórdia, mesmo que divinos, voce estará desperdiçando tempo e força quando, de fato, deveria estar empregando todas as suas faculdaes na SOLUCAO. 

Quanto maior for o problema, mais alto voce tem que subir para supera-lo e faze-lo pareer pequeno. CRESCA DIANTE DA ADVERSIDADE. 

encerro esta postagem dizendo: SEMPRE HÁ UMA SAIDA, QUANDO A MENTE ESTÁ SERENA E FOCADA EM UM OBJETIVO POSITIVO E BEM ESTABELECIDO.  

Eu nao estou buscando sanar minhas dívidas. eu nem uso esta palavra. eu nao fico olhando minha conta no vermelho. Porque eu sei que isto é apenas algo passageiro. Sim, meu aviao financeiro está em queda e está prestes a se chocar ao solo. Mas eu já me vejo fazendo o voo de subida e conquistando o lugar onde realmente mereço estar. E mereço nao por conta de alguma força divina, mas sim porqeu eu me sinto merecedor e prometi a mim mesmo que vou dar toda gota de suor pra alcançar meus objetivos. Neste caso, meu objetivo é ter meu primeiro milhao. 

Bom, acredito que seja bom por hoje. Nao sei quando volto a escrever, mas espero que em breve. Espero que a leitura tenha sido produtiva. 

A minha roda da fortuna está vibrando positivamente de maneira esplendorosa em várias áreas da minha vida, e é nesta energia positiva que vou me banhar e restabelecer minhas forças para refescar a mente e ter novas idéias para sair da enrascada financeira em que me meti. em outras palavras, 

ESTOU INDO PESCAR.

Eu sou Jony, e voce está testemunhando a Jornada de um Milionário. 

Embarque comigo!





 



      


Nenhum comentário:

Postar um comentário